Animação Bibliotecas e Espaços Museológicos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: EDB20020
Sigla: ABEM
Secção/Departamento: zComunicação
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 2º, 3º 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Maria Pires Pessoa
Corpo docente: Ana Maria Pires Pessoa
Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Programa

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR




Curso: AIS/ LEB/PAP Ciclo: 1º
Ramo: - Ano: 2
Designação: Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos Créditos: 5
Departamento: Artes, Comunicação e Línguas Tipo: S
Área científica: - Opção/Obrig Opção

Ano lectivo Docentes:
2010/2011 Ana Pessoa e Pedro Felício

Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60

Nº de horas de contacto:
T – ensino teórico TP – teórico-prático 40 PL – prático e laboratorial
TC – trabalho de campo 8 S – seminário E – estágio
OT – orientação tutória 12 O – outra

Nº de Horas de trabalho autónomo
Estágio Projecto 35 Trabalho no terreno
Estudo 30 Avaliação Visitas de estudo 10

1. Introdução

Numa sociedade em que as formas magistrais de ensino têm vindo a ser postas em causa é importante que os espaços de acesso à informação estejam devidamente organizados e disponíveis a todos os utilizadores.
A área das bibliotecas e os espaços museológicos deixaram de ser locais de cultura que só alguns grupos utilizam, para se transformarem em centros educativos, alguns deles de excelência comprovada. Todavia, sendo estes espaços cada vez mais procurados por públicos de diversas origens sociais e culturais, consideramos ser da maior importância que a sua utilização e fruição seja potenciada pela mediação de profissionais cultos e tecnicamente bem preparados.
Pretende-se com este programa desenvolver competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu que a Animação articula transversalmente e que se concretizam em seis eixos: Ver, Ler, Imaginar, Pensar, Produzir e Animar, conforme se pode ver adiante no ponto 4. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas do programa alimentará as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
É nesse sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação de trabalhadores culturais de nível superior.
2. Competências a desenvolver

Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Reflectir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Desenvolver a competência comunicativa oral e escrita.
Produzir textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizar e planear actividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos.
Organizar e produzir materiais que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.

3. Temas e conteúdos

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos estudantes, não excluindo, obviamente, as iniciativas propostas pelos docentes visando o alargamento e aprofundamento de conhecimentos necessários ou indispensáveis a uma intervenção adequada aos diferentes contextos.

TEMAS
- Conceitos fundamentais em Património, Museologia e Leitura
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus
- Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos
- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e boas práticas.
4. Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa
O desenvolvimento do Programa assenta em seis eixos: Ver, Ler, Imaginar, Pensar, Produzir e Animar.
Ver e Ler pressupõem a utilização de estratégias de recepção diversificadas, mobilizando dimensões de leitura e de observação de diferentes textos, no sentido amplo deste termo.
Imaginar, permitirá ao estudante desenvolver e estimular a sua imaginação e criatividade, no âmbito da UC e dos desafios a que um trabalhador cultural terá de corresponder.
Pensar, eixo de grande centralidade e substância já que sustenta e alimenta todos os outros, dará aos estudantes a necessária compreensão para o que lêem e vêem e sustentação para o que imaginam e fazem.


Modo de Avaliação

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